PLANO DIRETOR MUNICIPAL

quarta, 23 de agosto de 2023

VOCÊ CONHECE A SUA CIDADE?

E O PLANO DIRETOR MUNICIPAL, VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?

O Plano Diretor Municipal (PDM) é o instrumento básico da política urbana, indispensável para o desenvolvimento e a expansão urbana e para a definição das intervenções a serem executadas pelo poder público municipal, de forma a atender às exigências fundamentais de ordenamento das cidades e induzir um processo de planejamento contínuo que vise a ampliação dos benefícios sociais, a redução da desigualdade social e a garantia da oferta de serviços e equipamentos públicos.

O Plano Diretor é um instrumento de planejamento urbano que estabelece as diretrizes e orientações para o crescimento ordenado e sustentável de uma cidade. Com base em estudos técnicos e participação da comunidade, o Plano Diretor define normas e políticas que visam a organização do espaço territorial e disciplinam o planejamento do futuro da cidade, objetivando a qualidade de vida da população.

Desta forma, o Plano Diretor tem o papel de disciplinar o uso e o parcelamento do solo, estabelecendo zoneamentos e parâmetros urbanísticos para cada área do município de acordo  com a função social da cidade e da propriedade, delimitando áreas de expansão urbana futura, especificando as modalidades de novos parcelamentos e condicionando as restrições urbanísticas e ambientais.

Pensando assim, o Município de Nova Esperança do Sudoeste, através da Equipe Técnica  Municipal e a Empresa DRZ GEOTECNOLOGIA E CONSULTORIA LTDA, realizou o processo executivo de revisão do Plano Diretor, composta por sete minutas de Leis Complementares, sendo:

1 - PLANO DE AÇÃO E INVESTIMENTOS (PAI) PLANO DIRETOR MUNICIPAL;

2 - PERÍMETRO URBANO;

3 - PARCELAMENTO DO SOLO;

4 - SISTEMA VIÁRIO;

5 - USO E OCUPAÇÃO DO SOLO;

6 - CÓDIGO DE OBRAS;

7 - CÓDIGO DE POSTURA.

As minutas foram encaminhadas ao Poder Legislativo, em 23/08/2023, iniciando-se o processo de tramitação na Câmara, podendo ser consultados na página:

Fonte: Assessoria de Comunicação - CMNES - Mídia Voz Agência de Publicidade.

CâMARA MUNICIPAL DE NOVA ESPERANçA DO SUDOESTE
Avenida Iguaçú, 098, Centro, CEP: 85635-000 - Nova Esperança do Sudoeste - PR
FONE: (46) 93505-9336 | E-mail: camaranes@hotmail.com | CNPJ: 01.040.648/0001-54

Última Atualização: 25/04/2024 17:30:43